domingo, 10 de agosto de 2025

A Guerra dos Metais Raros


 

A Guerra dos Metais Raros por Guillaume Pitron

 

Duas componentes da revolução tecnológica em curso, a massificação das energias ditas verdes e a digitalização, consomem enormes quantidades de terras raras. Mas, como disse alguém, “as terras raras não são terras nem são raras”. De facto as denominadas terras raras são metais e encontram-se espalhados por todo o mundo. A questão é a sua mineração e refinação. Em muitos casos é necessário processar toneladas de pedra para obter alguns gramas destes metais.

 

A mineração é ambientalmente agressiva, exigindo a remoção de enormes quantidades de pedra e a refinação é prejudicial utilizando grandes volumes de água misturada com químicos perigosos. Esta água poluída destrói o meio ambiente e contamina os veios freáticos. Em torno das minas /estações de refinação as terras tornam-se desertos em que nada cresce e as povoações transformam-se em “aldeias do cancro”.

 

E, depois, existe ainda todo um entorno geopolítico pelo controlo destes metais, cada vez mais preciosos, o petróleo das energias renováveis e da digitalização. Quem vencerá esta guerra?

 

Guillaume Pitron, jornalista francês especializado em investigação económica deixa-nos aqui uma obra toldada pelo viés ideológico e pela superficialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário