quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Gomes Freire de Andrade – Retrato do Homem e da sua Época

Gomes Freire de Andrade – Retrato do Homem e da sua Época por António Lopes

 

Gomes Freire de Andrade e os seus correligionários ficaram na História do nosso País como os Mártires da Pátria pela sua ação em favor de um Portugal livre de ocupações estrangeiras, e socialmente mais justo. Presos, julgados de forma injusta e parcial, acabaram por ser enforcados em Outubro de 1817.

Um general inglês, Beresford dominava com mão de ferro o governo, o Rei mantinha-se no Brasil, e Portugal mergulhava numa crise económica e de identidade. Gomes Freire de Andrade, militar com longo historial, homem de grande mundividência tendo servido na Áustria, na Rússia, na França, Grão-Mestre da Maçonaria, coloca-se em confronto com o poder estrangeiro e propõe plano de regeneração. O plano é denunciado. Três anos mais tarde outra revolução contra o poder de Beresford triunfa, numa ação que contou com o apoio e a intervenção de maçons.

Um excelente livro sobre esta importante figura da nossa História.

António Lopes, doutorado pela Universidade de Lisboa, tem uma vasta obra sobre a Maçonaria. Diretor do Museu Maçónico, integrou o Conselho da Ordem do Grande Oriente Lusitano, dirigiu a revista Grémio Lusitano. Membro do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito para Portugal.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário