Terra Desolada de Robert D. Kaplan
Um excelente exemplo de como a cegueira ideológica de um jornalista erudito o leva a escrever mentiras e a incorrer em erros históricos, geográficos e políticos de palmatória, transformando o que poderia ser uma reflexão geopolítica da sociedade atual numa obra panfletária, propagandística e, em última análise, sem valor.
Se o livro Waste Land de poemas de T.S. Eliot publicado em 1922 constitui um marco da Literatura moderna, esta obra de Kaplan situa-se completamente nos antípodas daquela a que vai buscar o título.
A ideia de contração da geografia por virtude do desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação não é nova, pelo contrário tem séculos. As consequências dessa aproximação são patentes em inúmeros trabalhos dos mais variados quadrantes e disciplinas. Esta nada acrescenta.
Eis pois um livro que não vale a pena ler e cuja compra significa apenas atirar dinheiro pela porta fora.
Robert D. Kaplan (n. 1952), jornalista e analista político judeu norte-americano. Publicou várias obras menores que tiveram muita divulgação entre os círculos conservadores. Profeta da desgraça vem defendendo que o mundo está a mergulhar na anarquia para defender as intervenções sangrentas israelitas e americanas.


Sem comentários:
Enviar um comentário