sábado, 9 de maio de 2009

Contos Vermelhos e outros escritos



Pequenos contos de Soeiro Pereira Gomes sobre a vida dura e penosa dos portugueses da sua (e nossa) época. Quadros realistas descritos com emoção e ternura. Figuras como Rosinda a mulher que a miséria e a fome empurram para a venda do filho mais velho ou o pastor que morre atropelado com o filho nos braços, surgem-nos bem vivos e em carne e osso, como se as conhecêssemos, como se fossem nossos conterrâneo menos afortunados.

Entre os 15 contos reunidos neste livro, três ou quatro tem como personagens militantes clandestinos de um partido oposto à ditadura de Salazar que, não sendo explicitamente denominado, se advinha ser o Partido Comunista Português de que Soeira Pererira Gomes era membro e dirigente. Nesses textos uma figura sobressai, o camarada Alexandre, personagem dotada de grande coragem e abnegação à causa dos mais pobres e vulneráveis. No último texto do livro o autor desvenda comovido o verdadeiro nome do camarada Alexandre que sendo um pessoa bem real acabara (Junho de 1945) de ser assassinado em Bucelas.

Excelente livro, oportunamente publicado no ano do centésimo aniversário do nascimento do autor que veio ao mundo a em Abril de 1909. A ordem escolhida pelos editores para apresentação dos contos no livro ganharia em ser outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário