domingo, 11 de novembro de 2012

Em defesa do Euro

Em defesa do Euro - Uma abordagem Austríaca 

por Jesús Huerta de Soto



Jesús Huerta de Soto é um economista espanhol que se reivindica herdeiro e depositário teórico do acervo ideológico e técnico desenvolvido pela chamada escola austríaca que de economia que teve em F. Hayek e em Ludwig von Mises os seus expoentes.

Acérrimo defensor do padrão ouro, contra o qual se bateu Keynes, Huerta de Soto vê no Euro uma moeda estrangeira do ponto de vista de muitas das nações incluindo a Grécia, a Espanha e Portugal.

Sendo uma moeda estrangeira ela actua sobre esses países como um substituto, muito aproximando, do padrão ouro, impedindo basicamente os governos de desvalorizar a moeda ou de fazer subir a inflação, medidas muito defendidas e utilizadas pelos economistas keynesianos em momentos de crise para combater o desemprego e restaurar a competitividade. Assim aos Estados que adoptaram uma moeda estrangeira só resta a desvalorização interna, através da austeridade, para repor a competitividade. É o que defende Huerta de Soto.

À tentação de saída do Euro, Huerta de Soto contrapõe a trágica experiência da Argentina vinculou a sua moeda ao dólar e depois teve de quebrar essa ligação.

Sem comentários:

Enviar um comentário