domingo, 19 de outubro de 2014

As Melhores Histórias de Fernando Sabino

Fernando Sabino foi um escritor brasileiro da segunda metade do século XX tendo deixado uma vasta obra literária que tarda a ser conhecida do público português.
Este livro apresenta-nos um conjunto de 50 contos escolhidos pelo próprio autor. São pequenas histórias, muito curtas – algumas mesmo condensadas em duas a três páginas – retratando, com humor e com um realismo melancólico, episódios da vida quotidiana.
O amante debaixo da cama, os amigos que deixam o seu companheiro bêbado na casa da ex-mulher, o soldado que passa a general no hospício, o cavalo que morre ao ver-se ao espelho, o juiz com problemas de memória, o psicólogo discutindo com o paciente, uma caveira resistente, uma encomenda desvirtuada, variados são os temas abordados numa profusão de situações aparentemente simples e banais mas excelentemente capturadas pela pena deste contista admirável.
Não pretendendo ser moralista, otimista ou ideólogo Fernando Sabino relata com pormenor, mas retendo a essencia do momento, minúsculas cenas que poderiam passar desapercebidas mas que nas suas mãos experientes se transformam em Literatura reluzente.
O leitor de Portugal deve contar com a presença de algumas palavras e construções próprias do Português do Brasil. Nada, porém, que impeça o prazer da leitura ou barre a plena compreensão da obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário