quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Militarmusik

Militarmusik por Wladimir Kaminer

Um retrato divertido da vida de um jovem na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a escola secundária, o conservatório, o teatro, a música underground, as viagens pelo imensidão do país, os acampamentos nos bosques da Letónia, os concertos improvisados na Ucrânia, o serviço militar no exército e depois do fim do socialismo a tentação da emigração.

O desenrasca, a cunha, as constantes bebedeiras, a flexibilidade na aplicação das regras, o papel do Partido Comunista, dão-nos uma visão bem-humorada da sociedade socialista muito distante da dos estereótipos propagandísticos com que é descrita no Ocidente.

Fantástica a parte final em que o narrador segue de comboio para Berlim e nos vai contando as leituras que vai fazendo lendo vários livros ao mesmo tempo, intercalando livros de ficção científica com a obra de Soljenítsin sobre campos de trabalho.

Escrito por um russo emigrado na Alemanha, o livro é um misto de memórias da juventude vistas recordadas pelo prima distorçor de uma imaginação fértil com uma fina análise social dos últimos anos do socialismo soviético.

Sem comentários:

Enviar um comentário