sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Educação Europeia



Educação Europeia por Romain Gary


A Alemanha resolve dar uma lição à Europa, invadindo, destruindo, matando, sempre com uma grande eficiência e profissionalismo.

Nas florestas da Polónia, perto da Lituânia, pequenos grupos de patriotas polacos resistem à fome, ao frio e à ocupação alemã, vertendo o seu sangue por um futuro melhor.

Na sua luta desesperada todas as suas esperanças se concentram em Estalinegrado (hoje Volgogrado) onde “No Volga, em Estalinegrado, há homens a combater por nós”.

Mas sobre que educação deram os alemães à Europa, os vários personagens divergem, Tadec Chmura “tinha razão. Essa educação de que falava com tanta ironia, recebemo-la quando eles fuzilam o nosso pai, ou quando tu própria matas alguém em nome de algo importante, ou quando morres de fome, ou quando arrasas uma cidade”.

Um livro interessante e que ganha nova actualidade quando a Alemanha de novo está a ensinar a Europa não com tanques mas com a sua estratégia económica da austeridade que tem vindo a atirar milhões para a pobreza, a fome e o desespero.

Sem comentários:

Enviar um comentário