domingo, 25 de outubro de 2015

Jiadismo Global



Jihadismo Global por Felipe Pathé Duarte

A origem, a ideologia, os ideólogos, as organizações, os métodos, os operacionais, os atentados do extremismo islâmico aqui apresentado e discutido.

Interessante saber que a palavra islamismo não entra no léxico dos ideólogos extremistas sendo “uma ambígua criação conceptual da academia ocidental”. Daí que o autor prefira a palavra jihadismo, essa sim uma palavra sempre presente no discurso das organizações terroristas.

Embora o termo jihad tenha, ao nível da fé muçulmana, várias conotações positivas como a luta contra as tentações pessoais, a jihad pelo próprio coração, vontade de espalhar a fé, a jihad pela língua, a vontade de seguir sempre uma boa conduta, a jihad pelas mãos, estes grupos colocam o acento tónico na jihad pela espada que se refere à guerra a que os muçulmanos estão obrigados quando atacados por inimigos infiéis.

A origem destes bandos terroristas encontra-se no apelo que alguns clérigos oposicionistas fizeram contra o governo do Partido Democrático do Povo do Afeganistão que acedera ao poder em 1978 e que proclamara a igualdade dos sexos. Na sequência de actos de guerrilha o governo do Afeganistão pediu auxílio à União Soviética que enviou tropas. A partir dessa altura o governo norte-americano financiou, treinou e armou os grupos rebeldes que acabaram por obrigar a União Soviética a retirar.

Felipe Duarte esclarece que “o termo Al-Qaeda” refere-se tão- somente a essa base de dados de combatentes muçulmanos que depois da guerra dispersaram”.

A obra tem, contudo, algumas limitações, exagerando o perigo que estes grupos colocam e não vendo ao serviço de quem continuam a actuar.

Um livro actual, muito informativo e que vale bem a leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário