quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Como ganhar eleições



Como ganhar eleições de Quinto Túlio Cícero


Quando o irmão Marco Túlio Cícero decidiu concorrer a cônsul, Quinto escreveu-lhe uma carta, que é um pequeno manual cheio de utilidade para os políticos cínicos de hoje, com conselhos sobre como organizar e ganhar a campanha eleitoral.

Há mais de 2.000 anos, corria então o ano de 64 antes de Cristo, no tempo em que Roma era uma democracia governada por dois cônsules eleitos pelos cidadãos por um período de um ano, as eleições eram dominadas pela classe dos nobres que pontificavam no Senado. Marco Túlio Cícero não era nobre mas um formidável orador e homem de leis e concorria contra dois nobres.

Os conselhos, cheios de pragmatismo, mas também eivados dum cinismo grande, são variados e incluem pérolas como o ataque ao carácter dos adversários, listando os seus pecados e acções passadas, o garantir do apoio de um núcleo coeso constituído pela família e os amigos, o obter apoios entre “uma ampla variedade de meios sociais”, mas acima de tudo “Há três coisas, que podem garantir votos numa eleição: favores, esperança e relação pessoal. Tens de te esforçar por dar estes incentivos às pessoas certas”.

Indispensável para quem queira fazer política, quer para quiser seguir estes conselhos quer para quem os não pretenda seguir mas para os melhor identificar nos adversários.

Sem comentários:

Enviar um comentário