domingo, 10 de abril de 2016

Strategy

 


Strategy por Basil Liddell Hart

Um estudo monumental sobre a guerra desde a antiguidade até à segunda grande guerra, procurando identificar as estratégias que levam à vitória e as que conduzem à derrota. Aqui se descrevem, de forma breve mas clara, as campanhas de Alexandre (365ac – 323ac) a Anibal Barca (248ac- 183ac), de Júlio César (100ac – 44ac) a Belisário (505-565), das guerras medievais às guerras contemporâneas.

Hart conclui que a estratégia direta, i.e. a procura da batalha, ferro com ferro, o ataque frontal às forças inimigas, quase nunca levou à vitória, antes contribui para o desgaste das próprias forças, para elevar as baixas e para desmoralizar as forças atacantes. Na estratégia direta quem defende tem vantagem mesmo que em inferioridade de homens e material.

Pelo contrário a abordagem indireta, assente na surpresa, na mobilidade, na ameaça às linhas de abastecimento, comunicação ou de retirada e visando desequilibrar o adversário física e moralmente, leva à vitória, por vezes mesmo sem derramamento de sangue.

Inclui também uma brilhante reflexão sobre a natureza da estratégia, da grande estratégia, da tática e da ação militar.

Sem comentários:

Enviar um comentário