quarta-feira, 29 de março de 2017

Manuel de Prospective Strategique

Manuel de Prospective Strategique de Michel Godet

O futuro está em aberto ou resulta das ações do presente e do passado? Será possível antecipar o que virá a acontecer? Se sim, como o fazer e que atitude tomar face ao porvir?

Este excelente livro procura responder de forma, a um tempo, filosófica e prática a este conjunto de perguntas.

Segundo Godet podemos encarar o futuro de quatro formas: como a avestruz fatalista, esperando imóveis o que aí vem, como o bombeiro reativo que aguarda que o fogo se declare para o combater, como o sensato proactivo que se prepara para as eventualidades ou como o conspirador proactivo que age para que os tempos vindouro sejam o que deseja.

Infelizmente em Portugal Governo, entidades oficiais e empresas privadas agem muito de acordo com o perfil do bombeiro reativo ou do sensato proactivo e muito poucos entidades como o conspirador proactivo que quer moldar o futuro de acordo com os seus desejos e necessidades.

O futuro resulta simultaneamente das tendências do passado e das nossas ações no presente. Perceber essas tendências ajuda-nos a conceber os futuros possíveis e dentro destes a escolher os desejáveis e a agir para os concretizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário