sábado, 27 de janeiro de 2018

Origin


Origin de Dan Brown

Qual a origem da vida? De onde vimos e para onde vamos? Estas perguntas de índole filosófica são campo de confrontação entre a religião e a ciência. A primeira dá uma resposta simples, direta e categoria: Deus, dele vimos e para ele regressaremos. A segunda tem vindo, passo a passo, a construir uma resposta mais complexa e elaborada assente nos factos observáveis. Teorias como a do Big Bang e à da evolução permitem uma melhor compreensão da realidade.

Que forças poderão ser desencadeadas no dia em que a ciência chegar uma conclusão definitiva? Como reagirão os líderes religiosos ao descobrirem de repente que o chão lhes foge debaixo dos pés? Como reagirá o ser humano comum? O fim da esperança no além ou a alegria de um destino anunciado?

Neste livro de Dan Brown, o Professor Robert Langdon, o personagem de muitos dos êxitos deste ficcionista estado-unidense, vê-se envolvido na procura de uma misteriosa password de acesso a informação de crucial importância para a Humanidade.

A tecnologia informática, os supercomputadores, a Inteligência Artificial, a religião, a ciência, a Arte são os ingredientes centrais desta nova aventura do Professor Langdon que se desenrola em Espanha e que envolve a família real. Bilbau, Madrid, Barcelona com os seus museus, a sua monumentalidade, jogam um papel central em toda a trama.

Prende o leitor da primeira à última página, fornece informação relevante no campo da Arte e da ciência, mas tem um travo de inverosimilhança no que diz respeito ao papel do rei na sociedade espanhola e na resposta policial a um atentado num país com toda a experiência advinda da repressão à rebelião armada basca.

Um género que alguns consideram erradamente exterior à Literatura dita erudita ou séria, mas cujo valor é indiscutível e que exibe uma reflexão aprofundada sobre muitos temas complexos e ambivalentes da atualidade.

Dan Brown o consagrado escritor norte-americano, autor de best sellers como O Código Da Vinci, Anjos e Demónios, Inferno e O Símbolo Perdido, regressa com este livro que será certamente um grande sucesso comercial no mundo inteiro incluindo, naturalmente, em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário