O Livro Negro
Romance Histórico sobre a fase final da vida de Anne Boleyn, que em Portugal conhecemos por Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII vista por Thomas Cromwell o poderoso primeiro-ministro que teve um papel decisivo na sua ascensão e queda desta Rainha Inglesa.
A subida ao trono de Anne Boleyn, que implicou o afastamento da anterior Rainha Catarina, determinou o cisma entre a poderosa Igreja Católica do século XVI e a Igreja inglesa, então colocada sob a alçada secular do Rei.
As intrigas da corte, os torneios de cavalaria, as manobras dos embaixadores estrangeiros, as pressões das potências da época, os anseios e os medos dos nobres e cortesãos, o papel subalterno das mulheres, a determinação de vingança de Cromwell, surgem de forma vivida que retrata toda uma época na sua forma de viver e pensar.
O título do livro em inglês é Bring Up the Bodies que nada tem a ver com a tradução portuguesa.
Hilary Mantel (n. 1952), inglesa, é uma escritora inglesa contemporânea. Dupla vencedora do Man Booker Prize em 2009 com o seu livro Wolf Hall e em 2012 com O Livro Negro. Este livro venceu diversos prémios no Reino Unido e no estrangeiro, tendo sido adaptado ao Teatro e deu origem a uma excelente série televisiva da BBC. Uma muito provável Prémio Nobel de Literatura. Especializada em romances históricos.
Sem comentários:
Enviar um comentário