João Vêncio: os seus amores
João Vêncio conta-nos a sua atribulada história de vida que, como todas, se centra na infância e nas suas consequências. Uma confissão serena, difícil, mas profundamente sincera e refletida, em que a violência, a morte, o amor e a beleza se misturam e confundem.
Tudo se passa num musseque de Luanda, um microcosmos de grande diversidade e vida. Aí encontramos tantas personagens, cada uma com a sua individualidade, com a sua história, com as suas idiossincrasias, todas vistas pelo olhar inocente e limpo de um menino de 8 anos.
A língua portuguesa adaptou-se às diversas geografias e renasce nos diversos portugueses que encontramos no Brasil e em África e na Ásia. Este livro foi escrito na versão do português de Angola, com a incorporação de inúmeros vocábulos vindos do quimbundo, uma das línguas nacionais desse país. Palavras que obrigam ao uso muito frequente de um glossário colocado no fim do livro, o que atrapalha a leitura. Tudo seria mais fácil para o leitor se esse método tivesse sido substituído por notas de rodapé.
Luandino Vieira (n. 1925) é um dos maiores escritores angolanos. Empenhado na libertação do seu país foi preso pelo regime colonial-fascista tendo passado anos na cadeia e no Tarrafal. Depois da independência foi diretor da Televisão e mais tarde Presidente da União de Escritores Angolano. Em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, que recusou.
Sem comentários:
Enviar um comentário