O
Rei dos Piratas de Daniel Defoe
Esta novela conta-nos, na primeira pessoa, as fabulosas aventuras do Rei dos Piratas, o famoso corsário que percorreu os largos oceanos em busca de presas e se tornou imensamente rico. Se bem que aqui a história seja romanceada o Capitão Henry Every, que viveu na segunda metade do século XVII é uma personagem histórica real que se celebrizou como corsário atuando nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Every de marinheiro ascendeu a Capitão e chegou a comandar uma frota de vários barcos e a construir um refugio fortificado em Madagáscar onde se albergavam centenas de piratas.
O seu golpe mais espetacular foi a captura da frota que transportava a filha do Grande Mogul e o seu rico dote. Um tesouro de muitas toneladas de ouro e pedras preciosas.
A vida do verdadeiro Henry Every está irremediavelmente manchada pela sua ignóbil participação, durante vários anos, no tráfego de pessoas escravizadas.
Daniel Defoe (1660-1731), foi um escritor inglês que também espraiou o seu talento noutras áreas tendo sido comerciante, negociava em vinhos e lãs, espião político e jornalista. Como escritor ficou conhecido pelo seu livro Robinson Crusoe que tem encantado sucessivas gerações de jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário