segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Um Legado de espiões


Um Legado de espiões

 

No mundo da espionagem nada parece ser o que é, tudo se esconde por trás de uma miríade de espelhos e biombos e, mesmo os atores diretos são muitas vezes manipulados pelos seus superiores pensando estar a cumprir uma missão e na verdade estar a contribuir para um fim muito diferente.

 

E as ações secretas e as guerras deixam um legado de dor e de luto que clama por justiça mesmo muitos anos mais depois. E apenas pode haver paz e reconciliação se a verdade for exposta e os dirigentes tomarem a responsabilidade pelo que fizeram. Sem isso as feridas permanecem abertas e as novas gerações assaltadas pela tentação da vingança.

 

Um livro, que é uma pré-sequela e uma sequela de outras narrativas, vive por si mesmo. George Smiley, o todo-poderoso chefe de um dos ramos dos serviços secretos britânicos e intelecto por trás de muitas operações é sempre uma referência. Um excelente livro.

 

John Le Carré (1931-2020) foi um dos maiores escritores ingleses de livros de espionagem. Muitos dos seus livros foram adaptados ao cinema. Inglês no final da vida naturalizou-se irlandês para permanecer cidadão da União Europeia.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário