domingo, 28 de novembro de 2021

Atos Humanos

 

Atos Humanos

 

Um livro que nos arranca um olhar quase lírico mas doloroso e em lágrimas sobre  uma realidade atroz, dura e nos leva a perceber as vidas por trás dos cadáveres, as dores por trás de vidas aparentemente banais, os efeitos prolongados da brutalidade policial, das matanças políticas, da repressão criminosa.

Em 1980 em Gwangju um movimento pró-democracia de jovens operários e estudantes foi selvaticamente reprimido pelo exército. Esse é o pano de fundo deste livro. Não é contudo um relato histórico sobre os acontecimentos de então, mas uma dissecação minuciosa das matanças, das prisões, das torturas e dos seus efeitos nas vitimas, nas famílias, nos amigos. O peso, a culpa e a amargura dos sobreviventes, as tormentas dos que morreram, o horror dos atos humanos.

O livro em sete capítulos segue o rasto de Dong-Ho, uma criança que frequenta o liceu local, e de alguns que acompanharam a sua vida durante a revolta.

Han Kan (n. 1970) é uma muito talentosa escritora sul-coreana. O seu livro “A Vegetariana” foi galardoado com Man Booker Prize Internacional, talvez o galardão literário mais importante no ocidente depois do Nobel. Um livro que seguramente vai valer à sua autora o Prémio Nobel.


Sem comentários:

Enviar um comentário