Astérix e o Grifo
Muitos anos depois da morte dos seus autores originais as aventuras de Astérix e Obélix continuam a publicar-se e todos os anos surgem novos álbuns. Saiu recentemente o álbum Astérix e o Grifo de novo com as assinaturas do argumentista Jean-Yves Ferri e do ilustrador por Didier Conrad.
O grifo, animal mitológico, metade leão metade águia, justifica uma viagem de Astérix para Leste, uma visita às zonas frias habitadas por eslavos. César pretende capturar o grifo, aos nossos heróis cabe-lhes a tarefa e o defender. Quem sairá vencedor? Quem acabará na arena do circo?
O humor subtil, o trocadilho bem a propósito, a crítica social mordaz, o comentário político certeiro que caracterizaram a genial obra de René Goscinny são inimitáveis e Jean-YvesFerri fica muito distante do mestre. Melhor o desempenho de Didier Conrad cujos desenhos estão claramente na linha de Uderzo e não se afastam do formato e do ritmo clássicos destas aventuras. O resultado, não fazendo esquecer os autores iniciais, é uma das melhores aventuras de Astérix do período pós-Goscinny.
Apesar das limitações um álbum interessante e divertido. Para jovens dos 7 aos 77 anos. Um excelente presente de Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário