A Guerra na Ucrânia
Um livro de 2015 que reúne cinco textos de especialistas em relações internacionais ocidentais. Todos são unânimes a tentativa de incorporar a Ucrânia na Nato levaria a uma invasão desse país pela Rússia. Sete anos volvidos a previsão tornou-se uma realidade.
Para evitar a guerra, europeus e americanos defenderam estratégias diferentes “membros da elite política norte-americana defendem o armamento das forças ucranianas, enquanto seus homólogos europeus se opõem". No final a estratégia americana venceu, a Ucrânia foi armada. A invasão aconteceu.
Os especialistas Graham Allison e Dimitri K. Simes da Harvard University dos Estados Unidos interrogavam-se então “Poderá a resposta dos EUA aos atos da Rússia na Ucrânia conduzir a um confronto que leve a uma guerra EUA-Rússia?”. A resposta não é fácil mas a escalada pode acontecer se “políticos e analistas em Washington considere que desafiar a Rússia a propósito da Ucrânia, procurando isolar Moscovo internacionalmente e ferindo-a do ponto de vista económico, não representa um custo significativo e muito menos coloca um perigo real à América”.
Um livro indispensável para perceber o que hoje se passa a nossa volta e que foi pensado pelos estrategas de todos os lados. Como uma peça escrita há muito tempo mas que só agora chega à cena.
Sem comentários:
Enviar um comentário