terça-feira, 26 de julho de 2022

Niketche

 

Nitektche – Uma História de Poligamia

 

Um hino sofrido, sentido, sincero e universal à força, à inteligência, à sensibilidade, à resistência e à luta da Mulher num mundo ainda em toda a parte dominado pelo homem. Uma declaração de amor a todo um país diverso em que de norte a sul e este a oeste as populações mantém os seus costumes, tradições e línguas próprias; uma lição de geografia humana no que respeita à forma como cada grupo encara o casamento, o amor e a vida no Moçambique contemporâneo; uma descida ao âmago da poligamia que a expõe, desmistifica, desconstrói e denuncia como forma insatisfatória e destrutiva das relações conjugais, como forma dolorosa para as mulheres e homens que nela se enredam.

 

Um romance com personagens vivas, atuantes, que tomam a vida nas suas próprias mãos e procuram mudar o mundo que as rodeia. Um romance extraordinariamente bem urdido, uma linguagem que nos encanta e prende, um fluir que nos surpreende e ensina.

 

Paulina Chiziane (n. 1955), escritora moçambicana. Primeira mulher do seu país a publicar um romance. Venceu o Prémio Camões em 2021. Um prémio bem atribuído. Se tiver quem a proponha, traduza e edite pode ser uma próxima Prémio Nobel.

Sem comentários:

Enviar um comentário