quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A Vida Verdadeira de Domingos Xavier

A Vida Verdadeira de Domingos Xavier por José Luandino Vieira

 

Uma curta novela sobre o heroísmo singelo, de quem dá a vida para não trair o seu povo, para não denunciar o seu amigo, para não comprometer quem nos ajuda. Face à brutalidade policial, às torturas da PIDE, um jovem Negro só tem duas alternativas: falar ou morrer.

 

Luanda com os seus bairros de lata, onde se acantonam os Negros surge em todo o esplendor de cidade colonial dual em que os principais espaços de contacto entre colonizador e colonizado são o trabalho e a prisão.

 

A língua portuguesa falada em Angola incorpora muitas palavras da língua quimbundo, hoje uma das línguas nacionais de Angola, e tem uma construção frásica diferente do português de Portugal. Por exemplo o “lhe” surge antecipadamente (“Xico lhe agarrou na mão”) e substitui o “o” em muitas ocasiões (“Ninguém lhe conhece”).   

 

Este livro tem uma belíssima capa do grande pintor angolano António Ole.

 

Luandino Vieira (n. 1935), escritor luso-angolano, membro do MPLA, lutador pela independência de Angola, preso político passou oito anos no Tarrafal, dirigiu o Instituto Angolano de Cinema, foi fundador da União de Escritores de Angola. Desiludido com o caminho de Angola depois de 1990 regressou a Portugal, vivendo no Norte do país. Foi-lhe atribuído o Prémio Camões em 2006 mas recusou-o.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário