quarta-feira, 31 de julho de 2024

La Défaite de L’Occident


 

La Défaite de L’Occident por Emmanuel Todd

 

Um livro surpreendente pela lucidez da sua análise sobre as sociedades ocidentais, que nos ajuda a perceber o mergulho do mundo num estado de guerra cada mais violento e prolongado e envolvendo cada vez mais países e regiões em simultâneo.

 

O fim da influência moral da religião, nomeadamente do protestantismo, enquadrado por um tipo de organização familiar individualista levaram nos Estados Unidos à emergência do niilismo, da negação dos valores humanos e da barbárie social. Todd lista os efeitos dessa desagregação moral a começar pela extrema desigualdade, mas incluindo o desprezo pela vida, bem patente na crise dos opiáceos e nos tiroteios frequentes, que baixaram a esperança de vida deste país e aumentaram a mortalidade para níveis absurdos, e na negação da realidade.

 

No plano económico o autor radica o declínio americano na predominância do dólar que permite viver tudo comprando no exterior e nada produzindo internamente. Um parasitismo mundial que deve ser mantido a todo o custo.

 

A ausência de moral extrema-se com o genocídio do povo palestino sob o olhar benevolente e cúmplice dos americanos, fornecendo armas e bombas aos israelitas.

 

Uma interessante teoria prende-se com a origem de vários membros do governo americano ser de judeus ucranianos exterminados pela extrema-direita nacionalista ucraniana aliada no nazismo durante a II Grande Guerra. Todd aventa a possibilidade dos EUA ajudarem a Ucrânia no sentido desta ser destruída pelos russos como forma de vigança pessoal.

 

Emmanuel Todd (n. 1951), académico francês foi dos primeiros a prever o fim do comunismo soviético no seu livro A Queda Final de 1975. Tem uma vasta obra publicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário