sábado, 28 de julho de 2012

They


"They" de Rudyard Kipling



Este livro reúne três contos de Rudyard Kipling, “They”, “Mary Postgate” e “The Gardener”, todos envoltos numa densa névoa que não nos permite ver com clareza os contornos de personagens e paisagens, mas que nos envolve e emociona.

Em “They” num recanto campestre isolado, mora uma cega, que sente as cores e através delas os sentimentos e humores dos seus interlocutores, rodeada por misteriosas, risonhas mas fugidias crianças fantasmagóricas.

Mary Postgate, dama de companhia, vive a primeira guerra mundial na primeira pessoa, a morte de entes queridos e o drama da desumanização do inimigo que torna mais fácil matá-lo.

Finalmente em “The Gardner” com a primeira guerra de novo em fundo, conflito em que o próprio Kipling perdeu um filho cujo corpo nunca foi recuperado, num cemitério em França uma mulher é levada a uma campa pelo próprio jardineiro – numa alusão à passagem do evangelho segundo São João em que Maria Madalena confunde Jesus ressuscitado com o jardineiro do cemitério. A frase “supposing that he was the gardener” usada por Kipling é ipsis verbis a das escrituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário