terça-feira, 16 de junho de 2015

O Preguiçoso


 O Preguiçoso de Samuel Johnson  

O Preguiçoso era o nome de uma coluna publicada no semanário Universal Chronicle, um jornal comprado quase exclusivamente para leitura destes textos e que desapareceu quando Samuel Johnson os deixou de escrever.

Das 103 crónicas que Johnson assinou este livro oferece-nos apenas um pequeno conjunto de vinte e uma (21). Como foi feita a selecção, sobre os critérios que foram usados para incluir ou excluir os artigos desta colectânea nada é dito apesar das duas introduções com que se inicia o livro – uma sobre a extraordinária vida de Samuel Johnson e outra sobre o seu papel como fundador da crítica moderna.

As crónicas apresentadas são de fina observação do comportamento humano e de bem-humorada crítica social e de costumes da sociedade inglesa do século XVIII.

A preguiça, sob as suas diversas formas, é um dos temas mais analisados, rejeitando Johnson toda a justificação deste defeito. Escreve “considerando que todos os esforços reunidos não são capazes de precaver a miséria, que ninguém tem o direito de ser inútil e entregar-se a uma filosofia ociosa ou a prazeres solitários”.

Sem comentários:

Enviar um comentário