segunda-feira, 15 de junho de 2015

Portugal a Produzir

Portugal a Produzir


Partindo de uma análise detalhada e aprofundada da crise económica e das suas causas este livro reúne as proposta do Partido Comunista Português para ultrapassar a recessão e a estagnação em que o nosso país está mergulhado.

Para repor o indispensável equilíbrio das contas externas, Portugal importa muito mais do que exporta, propõe-se dinamizar a agricultura (atraindo jovens para este sector hoje envelhecido, melhorando as infra-estruturas de apoio, patrocinando o livre reordenamento das terras e o associativismo e relançando uma reforma agrária no Sul do país), re-industrializar o país apostando no investimento público num conjunto de industrias pesadas e apoiando as micro, pequenas e médias empresas deste sector, nomeadamente ajudando-as a melhorar a sua produtividade através de equipamentos mais eficientes e da incorporação de mão-de-obra qualificada. Trata-se de um programa visando por Portugal a produzir, criando emprego, aumentando o crescimento económico e equilibrando a balança externa e as contas públicas.

Para ser viável exige, como é referido, a renegociação da dívida, não o incumprimento mas uma redução de juros e uma alteração de prazos, a passagem para o domínio público da banca e de empresas estratégicas como a EDP, a REN e outras e o accionamento das clausulas de salvaguarda dos tratados com a União Europeia para permitir proteger a nossa industria e agricultura durante o tempo necessário à sua recuperação.

Um conjunto de ideias e propostas concretas que vale a pena conhecer. Para quem aspira a uma mudança e não a uma simples alternância à situação que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário