sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dom Casmurro



Dom Casmurro de Machado de Assis

Machado de Assis é um dos expoentes máximos da Literatura de língua portuguesa do século XIX, um autor injustamente esquecido em Portugal em que muitas das nossas psedo-elites culturais têm complexos de inferioridade em relação aos escritores brasileiros e lhes negam acesso aos leitores portugueses, principalmente quando, como é o caso deste extraordinário escritor, têm origens africanas.

Dom Casmurro é um das obras principais de Machado de Assis, publicada na viragem do século XIX para o século XX, escrita num tom confessional, sincero, aberto, distanciado e irónico, conta-nos, na primeira pessoa, o drama de Bentinho Santiago e o enigma da sua mulher a misteriosa Capitu.

Passado mais de um século o mistério permanece. Terá Capitolina cometido as faltas que Bentinho lhe atribuí ou não passará tudo de maquinações de uma personalidade distorcida pelo ciúme constante e profundo que se acende pelo mais ínfimo e insignificante pormenor?

Pinta-nos com subtiliza e humor um Brasil tranquilo, monárquico na política, conservador nos costumes, católico na Fé e esclavagista na economia.

Um grande livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário