sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Futuro da União Europeia



O Futuro da União Europeia de Eugénia da Conceição

Professora Universitária na Universidade de Dreden na Alemanha, Eugénia da Conceição deixa-nos aqui uma excelente ensaio sobre a União Europeia.

As escolas de pensamento sobre a temática europeia estão hoje tristemente confinadas a um pensamento único com base na teoria institucionalista (“Alguns autores considera, até nos encontramos numa fase marcadamente institucionalista em que todos os especialistas em Estudos Europeus são institucionalistas”), o que não deixa de levantar interrogações quando outras escolas, também de base alemã, foram muito mais certeiras nas suas análises e previsões.

A autora reconhece que hoje vivemos uma situação, que apelida de “dissenso constrangedor” em que as elites políticas pretendem uma Europa mais ferreamente centralizadora enquanto as populações, em todos os países, se opõem cada vez mais às políticas da União Europeia.

Relativamente a Portugal Eugénia da Conceição argumenta que passamos inicialmente por uma fase de euforia (1986-1999) com a chegada dos fundos estruturais e de coesão, depois por uma fase de desilusão (2000-2010) em que “Portugal atravessou uma década na qual obteve um dos piores registos mundiais de crescimento económico”, estando o país agora numa fase (2010 até hoje) caracterizada “pelo desalento e a humilhação”. 


Um excelente livro, como muitos da coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos que nos leva a pensar se valerá a pena a Portugal apostar numa integração quando outros já pensam em sair de uma organização dominada pelos Alemães e que apenas promove os interesses destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário