sábado, 8 de outubro de 2016

Insurreição



Insurreição de Liam O’Flaherty

Na Páscoa de 1916 as forças conjugadas dos socialistas e dos nacionalistas irlandeses levantaram-se contra o domínio colonial inglês, o mais poderoso e militarizado país da época. Em poucos dias a insurreição foi afogada em sangue. Os dirigentes rebeldes foram presos e executados de forma barbara.

Este romance segue o percurso de vários combatentes irlandeses desde o dia do levantamento até ao momento em que, completamente cercados pelos ingleses, se renderam.

As motivações, os medos, as preocupações, o amor maternal, o ódio ao ocupante, o sentimento de libertação, o inebriamento do combate, a solidariedade dos soldados, o comando firme, tranquilo e resoluto de quem já ganhou a batalha consigo próprio, a morte dos camaradas, o sacrifício final, são temas tratados com realismo, humanidade e ternura.

Mostra-nos também de forma crua e desapaixonada os saques, as pilhagens, os insultos, as denúncias, as traições que alguns irlandeses, mesmo das classes populares, cometeram nessa ocasião.

Publicado em 1950 na Irlanda, e logo traduzido em numerosas línguas, foi um dos últimos trabalhos de Liam O´Flaherty, um dos mais importantes e mais aclamados escritores irlandeses do século XX, é considerado um dos seus romances mais significativos.

Chega agora a Portugal. Definitivamente um dos melhores livros editados este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário