quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A Saga dos Maçons

A Saga dos Maçons por Marie-France Etchegoin e Frédéric Lenoir

A origem, a organização, os diferentes ritos, o objeto do segredo, as querelas internas, os personagens a influência na História explicados de forma acessível do leigo que queira compreender a Maçonaria tão frequentemente incompreendida e perseguida mas que desde o inicio do século XVIII tem persistido como presença constante no mundo anglo-saxónico e ocidental.

Num estilo direto e objetivo, livre de esoterismos e mistérios este livro explica-nos de forma clara o percurso da Maçonaria desde as corporações medievais de pedreiros, a maçonaria operativa, à sua transformação em maçonaria especulativa e daí até aos nossos dias.

Interessante a estrita ligação original entre a Maçonaria e a Royal Society, a academia das ciências inglesa. Curioso o facto de a obediência com o maior número de membros ser, de longe, a Maçonaria regular americana, fazendo com que a Maçonaria regular hoje ser essencialmente um fenómeno americano.

Fruto da cooperação entre uma jornalista, Marie-France Etchegoin, e um sociólogo, Frédéric Lenoir, esta obra tem o rigor das ciências sociais aliado à uma linguagem escorreita do jornalismo.

Imprescindível para compreender a Maçonaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário