quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Introdução à Maçonaria



Introdução à Maçonaria por António Arnaut

Do muito que se escreve sobre a Maçonaria grande parte é abertamente falso, calunioso, ou delirante. Assim não é fácil destrinçar o verdadeiro do falso, a lenda da realidade, o ataque da defesa. Por isso este livro escrito por um recente Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, a maior e mais antiga obediência maçónica em Portugal, tem a enorme virtude de ser uma visão informada e esclarecida.

Adotando um estilo simples, claro e direto, António Arnault explica-nos os princípios e valores que norteiam a Maçonaria, assentes da sua divisa universal: Liberdade, Igualdade, Fraternidade, a sua essência como “ordem universal, filosófica e progressiva, fundada na Tradição iniciática, obedecendo aos princípios da Fraternidade e Tolerância e constituindo uma aliança de homens livres e de bons costumes, de todas as raças, nacionalidades e crenças”, a sua história no mundo e em Portugal, país em que foi perseguida pela Inquisição, ilegalizada pelo fascismo, tendo inclusivamente um seu Grão-mestre, o patriota General Gomes Freire de Andrade, sido injustamente executado.  

Os diferentes ritos, os respectivos graus e os símbolos são também abordados ainda que de forma muito resumida. Quem saberá que a pentalfa, figura formada por cinco triângulos, é o símbolo da Paz, da amizade, bom acolhimento, sabedoria e perfeição?

Interessante o capitulo sobre a polémica questão do segredo maçónico bem como o tema da relação da Maçonaria com organizações secretas, nomeadamente a Carbonária e o Opus Dei.

Na parte final do livro António Arnaut apresenta um conjunto de documentos deveras curiosos, entre eles um artigo de Fernando Pessoa publicado no Diário de Lisboa em 1935 contra o projecto de Lei que visava ilegalizar a Maçonaria. Nele o poeta dizia que se a ditadura queria ilegalizar as associações que se reúnem em segredo e cujos membros não podem revelar o conteúdo dos seus encontros, começasse por ilegalizar … o Conselho de Ministros.

Indispensável para quem pretenda uma informação sintética, objetiva e informada sobre a Maçonaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário