quinta-feira, 21 de novembro de 2019

A coisa à volta do teu pescoço

A coisa à volta do teu pescoço de Chimamanda Ngozi Adichie

Um livro de contos contemporâneos da conhecida escritora nigeriana que nos falam da mulher negra, dos seus sonhos, da sua realidade, de uma sociedade tradicional invadida por uma cultura americanizada, de tradições que devem ser modernizadas e não descaracterizadas.

Cenários divididos entre a Nigéria e nos Estados Unidos. Entre personagens que vivem na sua terra natal ou que seguem a via do estrangeiro. Personagens quase sempre oriundas das classes mais altas, onde o dinheiro abunda, a educação no estrangeiro é regra, onde o contacto com as classes inferiores é escasso ou em situações dramáticas.

É no contacto de classes diferentes, de culturas diferentes, de mundos diferentes, o jovem privilegiado que vai para a cadeia, a jovem apanhada num motim de rua, a rapariga deixada pelo namorado que faz uma amizade com um emigrante, que Chimamanda se inspira para muitos destes seus contos. São encontros difíceis, sofridos, mas por vezes apaziguadores e redentores.

Uma sociedade violenta, dura, difícil, machista em que se trava uma dupla luta: contra a subjugação económica e social estrangeira por um lado, e contra a corrupção, o machismo, a repressão política interna por outro. Não se procura aqui esconder as dificuldades de um país como a Nigéria, um dos maiores e mais diversificados de África.

Chimamanda Ngozi Adichie (n. 1977) nasceu na Nigéria e estudou nos Estados Unidos. As suas obras têm obtido excelente receção pela crítica e vencido numerosos prémios literários.

Sem comentários:

Enviar um comentário