As Aventuras de Ngunga
Uma criança vê a sua família ser assassinada pelas tropas coloniais portuguesas, foge e junta-se aos combatentes do MPLA como pioneiro. Um romance sobre a transição da infância para a idade adulta deste órfão, sucessivamente apoiado por um guerrilheiro, um comandante e um professor.
Aprende a disparar, luta quando a escola é atacada, é preso, torturado pela PIDE, foge para a mata, reencontra os seus companheiros. Corre acampamentos, aldeias, conhece os chefes e os subordinados, trabalha nas lavras, carrega a água. Muitas experiências em pouco tempo. Muitas aventuras.
A morte ronda, as injustiças abundam, a natureza humana com as suas grandezas e defeitos surgem aos seus olhos entreabertos, constituindo lições inesquecíveis.
As tradições entravam a felicidade, a ignorância torna-se perigosa, o egoísmo entrava o progresso, tudo isso aprende Ngunga ao longo da sua aprendizagem na escola da vida.
Escrito num tom épico mas usando uma linguagem coloquial, o livro lê-se de um fôlego tal o interesse que desperta.
Pepetela, pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (n. 1941), escritor angolano, Vice-Ministro da Educação no governo de Agostinho Neto, foi galardoado com o Prémio Camões em 1997. A sua carreira literária iniciou-se com este livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário