O Terceiro Homem de Graham Greene
Uma história passada em Viena, na Áustria, logo a seguir à II Grande Guerra quando a cidade e o país se encontravam sob ocupação militar e administração conjunta das quatro potências vencedoras da guerra: a URSS, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido.
No caos que se seguiu ao desmoronamento do Estado nazi alemão proliferaram e prosperaram muitas atividades ilegais. Umas benignas que permitiram o abastecimento das outras extremamente prejudiciais e malignas.
Quando a amizade e o dever moral colidem que partido tomamos define-nos como pessoas e como comunidade. Preferimos enfrentar os amigos ou preferimos encobri-los e protege-los mesmo que à custa do sofrimento alheio? Eis um dilema universal que este livro ilustra de forma exemplar.
A tradução da versão publicada pela Abril-Controljornal tem imensas falhas e deficiências que, por vezes, tornam a leitura incompreensível. Aconselha-se a leitura noutra edição.
Graham Greene (1904-1991) escritor britânico deixou-nos uma vasta e muito interessante obra. O Terceiro Homem foi escrito como argumento de um filme que teve em Orson Welles um dos atores.
Sem comentários:
Enviar um comentário