Como ler Literatura de Terry Eagleton
Que procurar num romance ou num poema? Como distinguir uma obra de Shakespeare de um texto de Júlio Dantas? Como separar o trigo do joio? O que faz de uma obra uma obra-prima? Quais os critérios que devem nortear o leitor e o crítico?
A estas perguntas o Professor Terry Eagleton responde com uma reflexão ampla, profunda e lúcida que nos transmite em tom leve didático envolto num humor fino e elegante.
E se é relativamente fácil perceber a diferença entre Literatura e a simples escrita sem valor, não é possível hierarquizar as grandes obras, nem dizer que Tolstói é melhor que Oscar Wilde ou vice-versa.
As personagens, a trama, o cenário são essenciais no romance, no conto ou na novela e merecem a nossa atenção. A profundidade e a perspicácia com que os temas são tratados, a complexidade moral, a imaginação, a riqueza da linguagem, a universalidade, a originalidade são critérios de análise indispensáveis para avaliar o que se lê.
Sem nunca cair em dogmatismos ou em afirmações categóricas, antes adotando uma postura cética e inquisitiva, Eagleton mostra a regra mas não esquece a exceção, estabelece o preceito mas indica-nos as suas limitações.
Um livro que se lê com imenso prazer e proveito.
Sem comentários:
Enviar um comentário