A Manhã de Romain Rolland
A passagem da infância à idade adulta com as suas convulsões psicológicas, com a descoberta da morte, com a amizade, com o primeiro amor platónico, com a aprendizagem das convenções e distâncias sociais, com a necessidade de trabalhar para garantir o sustento da família.
A jornada de Christophe ao longo desse breve mas doloroso percurso que é etapa mais empolgante da nossa vida, a que mais duradoiras marcas nos deixa analisada com minúcia cirúrgica, os sentimentos descritos mesmo os mais tumultuosos com exactidão e vivacidade.
Não podemos deixar de nos reconhecer em muitas passagens dizendo “eu passei por isto” ou “senti o mesmo” porque o que Romain Rolland descreve em Christophe é o ser humano universal com as suas emoções, as suas alegrias, as suas dores, as suas exaltações e tristezas.
A Manhã é o primeiro livro de uma saga em dez volumes que acompanha a vida de Christophe da infância até ao último suspiro.
Romain Rolland (1866-1944), francês, escritor e professor universitário. Intelectual de ideias progressista foi um apoiante da União Soviética e amigo de Joseph Estaline. Ganhou o Prémio Nobel de 1915.
Uma obra-prima da Literatura mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário