Histórias Maravilhosas do Oriente por Pearl S. Buck
Uma coletânea de catorze contos Orientais. Aqui o conceito de oriental é amplo indo da Rússia e da Turquia europeias aos confins da China e da Índia chegando ao Japão.
Histórias de encantar, com fadas, duendes e seres extraordinários, em que o bem sempre triunfa e o mal é irremediavelmente derrotado e castigado. Nestes contos populares “o pobre enriquece, porque acha um tesouro; a madrasta perversa morre; a irmã mais velha invejosa não casa nunca com o príncipe; o casal idoso e sem filhos encontra um menino perdido… E sobretudo, ao belo jovem depara-se sempre a sua princesa e o amor eterno”.
Contos curto que demostram uma brilhante concisão, variando no estilo com a nacionalidade do conto, provando uma incomparável versatilidade na escrita.
A gralha encantada escondia uma jovem donzela, Ming-Y namorava o espirito de uma jovem defunta, O príncipe Veado retomou a sua condição, Príncipe Ahmed envereda por uma saga fantástica de tapetes voadores, óculos mágicos e maçãs milagrosas, O Rei Kajota faz uma promessa que não quis cumprir, e muitas outras histórias maravilhosas.
Pearl S. Buck (1892-1973), americana, viveu grande parte da sua vida na China onde adotou o nome de Sai Zhenzhu. Recebeu o Prémio Nobel de 1938.
Sem comentários:
Enviar um comentário