sexta-feira, 16 de maio de 2025

O Lugar


 

O Lugar por Annie Ernaux

 

Um retrato a grosso, seco e forte do pai da autora escrito nos meses que se seguiram à morte dele. Uma vida que vai da agricultura ao operariado e deste a um pequeno negócio de merceeiro num bairro periférico e pobre. Não se trata de ascensão mas de migração, no mundo em rápida mudança e sacudido por duas guerras mundiais.

 

O fosso de classe que separa um pai de uma filha, um rio caudaloso que divide a cultura popular da cultura erudita da intelectualidade letrada e lida. Duas vidas unidas e divididas, numa dialética sanguínea, em encontros de poucas palavras e pouca interação.

 

Sem pieguices, sem adocicar nem glorificar, este livro apresenta-nos a realidade em bruto, simples, direta, neutra, sem adjetivos, nem sentimentalismos, sem julgamento. Como ela própria o afirma: uma escrita plana.

 

Annie Ernaux (n. 1940), escritora francesa, venceu numerosos prémios incluindo o Prémio Nobel da Literatura de 2022. As suas posições políticas de esquerda, apoiante do movimento dos coletes amarelos e integrada na França Insubmissa, são muito conhecidas. A sua intervenção em favor da Palestina e contra a política genocida do Estado de Israel granjearam-lhe um grande respeito pela coragem das suas intervenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário