A Europa Otanizada por António Avelãs Nunes
Um livro sobre o papel subordinado da Europa, que se tem acentuado na última década e que a guerra na Ucrânia tem revelado em toda a sua extensão. Do sonho de se constituir em bloco estrategicamente autónomo, uma voz própria no mundo, conduzindo uma política externa própria, a um simples satélite dos Estados Unidos a União Europeia assume-se hoje claramente como um parceiro menor da potência norte-americana.
O livro recorda os principais passos que depois do fim da URSS os Estados Unidos tomaram para paulatinamente estenderem a Nato aos países de Leste, cercando a Rússia e procurando como fim político desmembra-la em três países distintos. Uma política que levou diretamente à guerra entre a Nato e a Rússia que se trava na Ucrânia. E recorda que a União Europeia se limitou a apoiar estes planos sem perceber que também seria uma vitima do conflito, quer a nível económico, com o corte do acesso à energia (gás, petróleo) barata russa, com o fecho do mercado russo em termos de exportações e de comércio externo, com a drenagem de recursos para financiar o Estado ucraniano e comprar armas aos americanos, quer a nível de política internacional em que surge aos olhos do mundo como um agrupamento sem vontade própria, como simples satélite que nem sequer é consultado pelo parceiro dominante sobre as principais decisões estratégicas.
Uma análise do neoliberalismo, da sua incompatibilidade com a democracia, e a implantação de um regime, que mantém os rituais eleitorais, mas em que estes nada significam e o poder está efetivamente concentrado no 1% mais rico da população.
Um excelente livro para quem deseje conhecer melhor o mundo em que vivemos e qual o verdadeiro papel da União Europeia na cena internacional.
António Avelãs Nunes (n. 1939), académico da área do Direito, foi entre 1974 e 1975 membro de diversos governos provisórios.


Sem comentários:
Enviar um comentário