Mário Pinto de Andrade – Uma entrevista
Uma importante entrevista dada por Mário Pinto de Andrade a Michel Laban em Paris em 1984. Um documento que nos relata a origem do moderno movimento nacionalista africano dos territórios africanos ocupados por Portugal.
A génese dos movimentos de libertação, do MPLA, do PAIGC, da Frelimo e de como, literalmente, um punhado de jovens africanos lançaram corajosamente mãos à tarefa de libertar os seus povos.
O percurso pessoal de Mário Pinto de Andrade do Golungo Alto para as Ingombotas em Luanda, do seminário para o Liceu e depois para a Europa e o mundo. Um intelectual comprometido com a luta política, um fundador do MPLA e seu primeiro presidente, na ausência de Agostinho Neto retido em Lisboa (e que só pode juntar-se aos seus companheiros na fuga organizada pelo Partido Comunista Português).
Revela muito do que se passou nesses anos de 1950 e 1960, do germinar da ideia nacionalista ao início da luta armada nas três frentes – Angola, Guiné e Moçambique. Já sem necessidade de propaganda que a independência e o tempo decorrido permitiam já o distanciamento dos acontecimentos. Por exemplo o ataque as esquadras em Luanda, que marca o início da luta armada do MPLA, foi lançada sem que a Direção central do Movimento estivesse envolvida e toda a preparação da ação esteve a cargo e responsabilidade de militantes de base, apesar de logo reivindicada pelos dirigentes no exterior.
Pela importância das revelações, pelo contributo para a escrita da História de cinco países merecia uma tradução (a entrevista foi dada em francês) e uma edição mais cuidada.


Sem comentários:
Enviar um comentário