Uma catastrófica visita ao Zoo de Joël Dicker
Um enredo inteligente, vibrante, escorreito, que nos reconduz à infância, à escola primária, com o seu austero e tímido diretor, com a interferência constante e, muitas vezes, inoportuna dos pais mas também com a muito amada professora da classe dos alunos especiais. Escrito ao jeito de um policial em que as crianças seguem as pistas deixadas por quem inundou a escola especial e obrigou os alunos a frequentar a escola dos alunos normais.
Uma enorme ternura, uma coragem invulgar, uma lógica dedutiva, uma iniciativa redobrada, uma ingenuidade sincera, o apoio atempado de alguns adultos, levam o pequeno e muito unido grupo de alunos especiais a enfrentar sucessivas catástrofes que culminam na visita ao jardim zoológico.
Muitas lições de e para a vida. De forma leve, flutuantes, abordam-se, sempre com bom humor, temas profundos como a amizade, o altruísmo, a tolerância, a democracia, o civismo, a censura e tantos outros. Um livro que se lê com prazer de um só fôlego e que recomendo vivamente.
Joël Dicker (n. 1985), suíço de língua francesa, romancista muito aclamado. Venceu vários prémios literários europeus.


Sem comentários:
Enviar um comentário