domingo, 4 de janeiro de 2009

A Lógica oculta da Vida

Um livro de um economista / jornalista de uma das mais interessantes escolas de pensamento económico e social, a da Escolha Racional (Rational Choice) que tem dado ao mundo economistas como Gary Becker (Prémio Nobel da Economia em 1992). Apesar de ter sido já alvo de ataques demolidores, que demonstraram que os seus fundamentos estão errados, a escola da escolha racional continua activa, produzindo análises intelectualmente estimulantes (mas muitas vezes distantes da realidade).

Este livro sumariza e populariza, recorrendo a um estilo leve e jornalístico, um conjunto variado de trabalhos de economistas, sociólogos e politólogos afectos à escola da Escolha Racional.

Particularmente interessante é a análise do “racismo racional” que poderia, usando método similar, ser estudado em Portugal relativamente às comunidades afro-portuguesa e cigana. Sem dúvida que também permitem uma melhor compreensão da realidade as investigações sobre os comportamentos de risco das prostitutas. Este são estudos empíricos que foram efectuados para explicitar comportamentos errados e delinear estratégias para os eliminar ou reduzir.

Delirantes, por outro lado, são os textos a justificar os ordenados astronómicos dos administradores de empresas americanos e europeus. A presente crise mostra que este argumento está completamente desfasado da realidade.

Uma nota curiosa. Quem diria que o divorcio sem culpa, recentemente aprovado pelo nosso Parlamento perante uma forte oposição do Presidente da República e das vozes mais conservadoras, foi introduzido nos EUA no final dos anos 60 (entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1970) na Califórnia quando Ronald Reagan era o Governador desse estado?

Sem comentários:

Enviar um comentário