sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Portuguesa e outras novelas

Robert Musil é simultaneamente considerado um dos maiores e mais originais escritores do século XX e um autor de textos “ilegíveis”.

Os três contos reunidos neste livro, escritas antes da sua obra principal “Um homem sem Qualidades”, são também a um tempo bizarras e de difícil leitura.

No conto “A portuguesa” uma mulher reconcilia-se com o seu marido, que suspeita de adultério, quando morre um pequeno gato que ambos acreditam secretamente ser uma encarnação de Deus. Esta ideia de Deus regressar à terra na pele de um animal, surge como estranha na nossa cultura judaico-cristã, mas era natural nas religiões mais antigas (por exemplo na egípcia).

Musil tenta descrever estados de alma, incluindo os do desejo feminino e ao fazê-lo abre novos horizontes à literatura. No entanto, as suas divagações neste âmbito ficam muito longe do alvo, não conseguindo o autor penetrar verdadeiramente na alma humana.

Uma boa análise dos contos reunidos neste volume, escrita pelo Prémio Nobel da Literatura J.M. Coetzee, pode ser lida no seguinte endereço:
http://www.xs4all.nl/~jikje/Essay/coetzee.html

Sem comentários:

Enviar um comentário