domingo, 30 de novembro de 2014

A Missão

A Missão por Ferreira de Castro

Este livro contém duas pequenas novelas “A Missão” e “O Senhor dos Navegantes”. 

A primeira sobre um dilema moral que uma pequena comunidade sacerdotal enfrenta durante a II Grande Guerra em França. Na aldeia coexistem dois edifícios idênticos um alberga uma fábrica onde trabalham centenas de pessoas e no outro habitam os 13 padres. Pressentindo a possibilidade de os alemães bombardearem a localidade para destruir a fábrica os padres pretendem assinalar com letras bem grandes a sua residência para assim evitar a destruição e a morte. Mas ao fazê-lo denunciam o outro edifício como sendo a fábrica condenando os trabalhadores. Que fazer?

Uma frase marcante “Quando começamos a interessar-nos profundamente pelo destino dos homens sobre a terra e a preocupar-nos com as injustiças que eles sofrem aqui, é que se abalou em nós a certeza de que o sofrimento neste mundo é o preço da felicidade no outro”.

Na segunda novela “O Senhor dos Navegantes” encontramos um louco que se julga Cristo, ou será ao contrário Cristo julgado louco, que faz se lamenta e atormenta pelas falhas da sua criação.
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário