segunda-feira, 6 de junho de 2022

Economia Azul


 

Economia Azul por Duarte Bué Alves

 

Portugal é Mar é o conceito que o autor visa difundir e explicar. A economia Azul representa em Portugal uma percentagem do Valor Acrescentado Bruto (VAB) muito superior à de outros países empregando o setor cerca de 4 a 5% dos trabalhadores residentes. A nível mundial a Economia Azul representa 2,5% do VAB e em países avançados como os EUA muito menos. Nesse sentido a frase ganha outro sentido, o da excessiva dependência desta área.

 

Portugal concentra a sua atividade marítima nos setores mais tradicionais, o turismo e a pesca, onde somos o 11º país da União Europeia em termos de quantidades pescadas atrás de países como a Polónia e a Suécia que não têm acesso direto aos oceanos.

 

Argumenta-se que é necessário evoluir para outros setores da Economia Azul e apresenta-se linhas gerais do que poderia ser um plano para o implementar.

 

Infelizmente o que poderia ser um fator de desenvolvimento é analisado sob a ótica do regresso a um colonialismo bolorento. A defesa de um Portugal Atlântico, conceito muito contestado e visto como ingerência por outros países, nomeadamente pelo Brasil, uma vez que Portugal é um país exclusivamente do Atlântico Norte e não do Atlântico Sul. Reforça-se esta visão quando escreve que o mar deve ser visto “como fator propulsor de expansão estratégica nacional no espaço Atlântico” (p. 62).

 

Duarte Bué Alves é diplomata e foi assessor da Ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas no Governo de Passos Coelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário