quinta-feira, 2 de junho de 2022

Os Beatles - Aventuras Pop Portuguesas

 

Os Beatles – Aventuras Pop Portuguesas

 

Os Beatles marcaram indelevelmente a música popular (pop) europeia e foram um fenómeno multidimensional. Nunca um conjunto musical esteve tanto em consonância com o seu tempo, com um tempo em que irrompia uma nova cultura, fruto da afirmação de uma nova geração, a geração dos anos 60/70 do século XX que ainda hoje domina, em grande medida, o mundo.

 

Esta nova cultura, estes novos valores, chegaram rapidamente a Portugal, influenciando a música, as atitudes e comportamentos dos mais jovens. Apesar do desgosto da ditadura não era possível esconder os Beatles, calá-los ou silencia-los. Seria como tentar parar o vento com as mãos.

 

Abel Soares da Rosa mostra-nos como o fenómeno dos Beatles varreu a cena musical portuguesa. Os melhores artistas faziam versões das canções dos Beatles, a contragosto os jornais, a voz do dono Salazarista, não conseguiam ignorá-los, os filmes apesar das tentativas de censura chegavam aos cinemas, as novas ideias e os novos gostos chegavam a uma franja citadina e letrada da sociedade portuguesa.

 

Este livro é uma preciosidade histórica pelo levantamento exaustivo da discografia dos Beatles editada em Portugal, pela catalogação das versões que os artistas portuguesas fizeram das canções dos Beatles, pela lista dos jornais, das revistas, edições, dos títulos e manchetes sobre os Beatles, pela investigação de algumas curiosidades como a da canção que o Paul McCartney doou ao desconhecido conjunto Jota Herre por altura de uma visita a Portugal.

 

O autor convoca para esta obra um conjunto alargado de colaborações, João Carlos Calixto, Alberto Benfeita, autor do arranjo gráfico de várias capas dos discos dos Beatles editados em Portugal, Hunter Davies, autor da biografia dos Beatles, Cesar Faustino, jornalista que fez uma memorável entrevistas aos Beatles na Suécia, e vários outros.

 

Um livro indispensável para os nostálgicos dos idos 60/70 mas também para todos os que se interessam pela história da musica pop/rock portuguesa, e para os, de todas as idades, que gostam da música dos fabulosos quatro. Imprescindível.

Sem comentários:

Enviar um comentário