quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Imperialismo Fase Superior do Capitalismo



O Imperialismo fase superior do Capitalismo por V.I. Lenine

Escrito em 1916 este livro faz este ano 100 anos. Ao assinalar este centésimo aniversário da obra o leitor não pode deixar de verificar a extrema atualidade do tema, da análise e das conclusões.

Prosseguindo na senda de Marx, o autor analisa a sociedade do início do século XX chegando à conclusão que ao capitalismo concorrencial e atomizado sucedera uma nova forma de organização centrada nos monopólios e dominada pelo capital financeiro. Uma nova fase, mais avançada da sociedade capitalistas, baseada num alargamento dos mercados a todo o mundo e a uma intensa competição imperialista, que desembocaria na primeira guerra mundial, entre as potências dominantes.

O grau de concentração monopolista permitiria já, em muitos domínios, e com grande vantagem para a população, a socialização da produção através da propriedade estatal, o que de facto se veio a verificar em numerosos países.   

Ao analisar a partilha do mundo entre as várias grandes potências, Lenine escreve sobre o nosso país: “O exemplo de Portugal mostra-nos uma forma um pouco diferente de dependência financeira e diplomática, ainda que conservando a independência política. Portugal é um Estado independente, soberano, mas na realidade há mais de duzentos anos, desde a guerra de Sucessão de Espanha (1701-1714), que está sob protetorado inglês”.

É esta dependência externa, esta dominação estrangeira, que cerceia o nosso crescimento e nos manteve sempre um país atrasado, ignorante e pobre.

Sem comentários:

Enviar um comentário