domingo, 9 de junho de 2024

A Balada da Vida e da Morte do Alferes Christoph Rilke e outros contos da juventude


 

A Balada da Vida e da Morte do Alferes Christoph Rilke e outros contos da juventude por Rainer Maria Rilke

 

Três emblemáticos textos escritos na juventude do poeta. O primeiro “A Balada da Vida e da Morte do Alferes Christoph Rilke” relata-nos a curta carreira militar de um suposto antepassado do autor, porta-bandeira do seu batalhão e morto em combate contra os turcos.

 

O segundo “O Conselheiro Horn” conta-nos o drama de quem perde o que mais preza e ama, a noiva, a obra e finalmente a vida. O azar bate três vezes à porta.

 

“Por que clamam os Pagãos? … (Salmo II,I)”, história simples, comovente e rápida dos infortúnios de um operário, bela palavra hoje proibida na comunicação social portuguesa, que age por amor.

 

Rainer Maria Rilke (1875-1926), austríaco, nasceu em Praga então parte do extenso Império Austro-húngaro e morreu em Valmont na Suíça. Considerado um dos mais importantes poetas de língua alemã. A sua visão de esquerda levou-a a apoiar a revolução bolchevique de 1917 e a República Soviética da Baviera constituída em 1919 e liderada por Ernst Toller primeiro e Eugen Leviné depois, e que durou pouco tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário