sábado, 15 de junho de 2024

As Seis Caraterísticas Fundamentais de um Partido Comunista


 

As Seis Caraterísticas Fundamentais de um Partido Comunista por Álvaro Cunhal

 

Texto da comunicação do líder comunista português ao Encontro Internacional organizado pela Fundacíon Rodney Arismendi na cidade de Montevideo em 2001.

 

Ao analisar a derrocada da União Soviética, Cunhal, adota uma posição dialética, reconhecendo que se tratou de “uma série de circunstâncias externas e internas” em que “pesam com relevo fatores de ordem interna”. Entre estes lista “afastamento dos ideais e princípios do comunismo, a progressiva degradação da política do Estado e do partido, em resumo a criação de um «modelo» que, com a traição de Gorbachov, conduziu à derrota e à derrocada”.

 

E que modelo era esse? Cunhal concretiza “poder fortemente centralizado e burocratizado, numa conceção administrativa de decisões políticas, na intolerância perante a diversidade de opiniões e ante críticas ao poder, no uso e abuso de métodos repressivos, na cristalização e dogmatismo da teoria”.

 

Álvaro Cunhal (1913-2005), popular dirigente comunista, escritor, pintor, ministro de Estado, personalidade multifacetada, secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) de 1961 a 1992.

Sem comentários:

Enviar um comentário