terça-feira, 11 de junho de 2024

Aventureira Marielle e os mil tons de magia


 

Aventureira Marielle e os mil tons de magia de Nuna e Lala Berekai

 

Um livro infantojuvenil indispensável a todos, nomeadamente professores e educadores, “para perceber como na sociedade ocidental contemporânea a cor da pe le se tornou um instrumento de infligir dor, agressão e supressão da autoestima das crianças, jovens e adultos.

 

Marielle é uma criança viva, bela e inteligente, com muitas amigas na escola. Tem um dilema: nas obras de renovação da casa onde mora é preciso escolher de que cor pintar o seu quarto. Entretanto as férias aproximam-se e organiza-se uma ida à praia. Os miúdos comparam os protetores solares. Aproxima-se Carlos, aluno da outra turma, que faz um comentário racista sobre a cor da pele de uma menina, a Cadija. Os efeitos são avassaladores mas os colegas unem para lhe mostrar como gostam dela e como ter orgulho na sua pele.

 

Urgente que integre o Plano Nacional de Leitura e possa ser lido nas escolas. Um alerta também para as Bibliotecas escolares que o devem disponibilizar aos alunos.

 

O texto é de Nuna “uma multipremiada atriz, ativista, autora portuguesa” e as lindas ilustrações de Lala Brerekai uma “ativista e artista luso-timorense não-binarie que trabalha nas áreas de ilustração, banda desenhada, animação e videojogos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário